sexta-feira, 21 de maio de 2010

SENAI

Alunos do Senai se preparam para Mundial de Londres

POR ANGÉLICA PAULO

Dedicação. Esta é a palavra que melhor define os estudantes Deividy Nunes da Silva, de 19 anos, e Leonardo Silva dos Santos, de 17, alunos do Senai-RJ. Foi graças a ela que os amigos, conquistaram duas medalhas na última edição das Olimpíadas do conhecimento, uma das principais vitrines profissionais do país, criada para expor o talento de seus alunos.

Medalha de ouro na categoria Construção em alvenaria, Deivydi agora treina para representar o Brasil no Campeonato Mundial, o WorldSkills, que será realizado em Londres, no próximo ano. Antes, porém, precisa passar por outro processo seletivo, em novembro, para garantir a vaga. A disputa, porém, não tira sua confiança.

Foto: Divulgação
"Vencedor da medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento, Deivyd se prepara para o mundial" | Foto: Divulgação
“Estou tranqüilo. Tenho treinado bastante para o Mundial e acredito que estou bem preparado – afirma Deivydi, que começou nas aulas de construção por iniciativa da mãe, que o matriculou em um projeto do Senai na Mangueira, onde mora.

A rotina de treinamento para o WorldSkills é puxada. São, em média, dez horas de trabalho, sempre de segunda a sexta, na Unidade do Senai da Tijuca. A supervisão da preparação fica por conta de Anderson Campos, que acompanha os alunos há cerca de um ano. Para ele, a receita do sucesso destes futuros engenheiros civis é formada por um conjunto de fatores, que inclui competência, assiduidade e força de vontade.


“Eles são meninos ótimos. Esforçados, não se importam de passar mais tempo aqui se preparando, além de nunca chegarem atrasados e terem um objetivo claro em mente”, assegura Campos.

Medalha de prata na competição de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Leonardo demonstra tranqüilidade quando o assunto é o WorldSkills. Apesar da carga intensa de treinamento, ele sabe que para conquistar uma vaga no Mundial depende apenas de seu próprio esforço.

“Procuro me concentrar apenas no meu trabalho na hora da competição. Desligo-me dos outros competidores e mantenho o foco no que estou fazendo”.

O caminho até as duas conquistas foi longo. Para chegarem à final da Olimpíada do Conhecimento, Deivydi e Leonardo passaram por diversas avaliações anteriores. A primeira fase da seleção aconteceu na própria unidade do Senai onde estudavam, na Mangueira. Os melhores alunos de cada unidade são escolhidos para participar da Etapa Estadual, onde executa provas que englobam planejamento, forma de execução e elaboração do produto final. À Etapa Estadual segue-se a Nacional, que este ano aconteceu em março e premiou os dois cariocas.

O Mundial de Londres segue os moldes da Olimpíada do Conhecimento. Cada participantes recebe um projeto dentro de suas especificidades, que deverá ser executado em 22 horas, dividas em quatro dias de competição. Para melhor se prepararem, Deivydi e Leonardo participarão de um simulado em Caxias do Sul, no mês de agosto.

“O objetivo é colocá-los em um ambiente de competição, tirá-los da zona de conforto, e assim deixá-los mais preparados para o Mundial. Tenho certeza de que, em 2011, o Brasil volta com uma medalha”, enfatiza Campos.

Mesmo com a rotina pesada de treinos, os alunos não se esquecem do futuro. Ambos vão prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil. Confiante, Leonardo já sabe muito bem o que quer quando terminar a faculdade.

“Minha principal prioridade é ter uma pequena empresa, só minha”, finaliza.

JORNAL O DIA 21/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário