quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PRIMEIRO EMPREGO

Meninos do Novo Degase vivem emoção do primeiro emprego

Extraído de: Governo do Estado do Rio de Janeiro - 20 de Outubro de 2009

Por Ascom do Novo Degase

Onze jovens dos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Ilha do Governador e Penha viveram, nesta terça-feira (20/10), a emoção de assinar o primeiro contrato de trabalho. Eles fazem cursos de ajudante de cozinha industrial e estoquista no Centro de Capacitação Profissional (Cecap). O contrato vai possibilitar o primeiro salário e ainda garantir um emprego na empresa Masan Comercial e Distribuidora, parceira com a Firjan através do Senai e o Novo Degase.

Para eles a maior satisfação foi ter a carteira profissional assinada pela empresa, que, no fim do curso, vai recebê-los para um período de prática profissional. Os contratos de aprendizagem determinam que os jovens devem ter entre 14 e 24 anos e foram assinados na presença da diretora do Cecap, Moema do Carmo, e da orientadora pedagógica Vera Camacho, da Firjan.

Pelo contrato, o empregado aprendiz terá que cumprir o programa do curso de ajudante de cozinha industrial e de estoquista, ministrado pelo Senai, num total de 630 horas/aula, sendo 280 horas/aula de atividades teóricas e práticas na Oficina de Gastronomia do Cecap, no âmbito do projeto Aprendizes da Liberdade, desenvolvidas pela Escola de Panificação e Confeitaria do Senai/RJ. As outras 350 horas/aula serão cumpridas com a subsequente prática na Masan.

O contrato prevê também direito a férias, que terão que coincidir com as férias escolares e não poderão ser parceladas. O documento estabelece, ainda, que os adolescentes terão que estar matriculados e frequentando escola de ensino regular, caso não tenham concluído o ensino médio. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, sendo vedada a prorrogação do horário ou mesmo a compensação. O contrato poderá ser rescindido por desempenho insuficiente ou inadaptação, falta disciplinar grave, ausência injustificada à escola regular que implique na perda do ano letivo ou a pedido do aprendiz.

Para a diretora do Cecap, como também para os instrutores da Oficina de Gastronomia, é imprescindível que a família de cada um dos adolescentes se comprometa a colaborar com o programa de aprendizagem e exerça um acompanhamento para garantir o aproveitamento desta oportunidade pelos jovens.

Satisfeita com a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada dada ao filho, a diarista Liande Farias Ferreira, que mora na Zona Norte do Rio e tem mais três filhos, comemora a possibilidade do jovem, de 16 anos, poder ajudá-la nas despesas da casa. Com orgulho, ela conta que o menino, ao ser liberado às sextas-feiras no Criaad, chega em casa e vai logo para a cozinha demonstrar o que aprendeu.

- Agora, nos fins de semana é ele quem faz o almoço. E, com direito a sofisticadas sobremesas - diz, sorridente.


Autor: Por Ascom do Novo Degase

Nenhum comentário:

Postar um comentário